O óleo diesel é o combustível mais utilizado em motores pesados, tanto no setor rodoviário quanto industrial. Este combustível é um pilar vital da política econômica, por isso, averiguar a qualidade e evitar a contaminação do diesel, é fundamental para prolongar a vida útil dos veículos e manter a produtividade.
A logística, abastecimento e armazenagem do diesel são alguns dos desafios dos produtores. Aqueles que fazem uso diariamente deste combustível sabem que é preciso avaliar bem cada item antes de adquirir o produto e o cuidado com o pós, pois é um produto inflamável e volátil.
Para que as propriedades do produto sejam mantidas, é importante que o diesel esteja limpo e isento de partículas como poeira, ferrugem, água, entre outros. Essas substâncias, quando entram em contato com o combustível, podem alterar as características e reduzir a vida útil dos filtros dos motores, prejudicando o funcionamento.
Continue a leitura e saiba boas práticas que ajudam a evitar a contaminação do diesel.
Tipos de óleo diesel comercializados
Desde 2014, no Brasil são comercializados dois tipos de diesel: S10 e S500 comum e aditivado. A Agência Nacional de Gás e Petróleo (ANP), classifica estes combustíveis em:
Algumas diferenças do diesel comum para o aditivado, estão nas propriedades, uma vez que o aditivado oferece mais desempenho ao motor, redução de custos de manutenção, menor taxa de emissão de carbono e economia de combustível.
Como evitar a contaminação do diesel
Antes de qualquer coisa, não compre diesel de qualquer fornecedor. É possível realizar teste fora de laboratório para saber as substâncias presentes no combustível.
O teste visual deve ser feito observado contra a luz natural, no qual é colocada uma amostra do produto em um recipiente de vidro transparente e limpo. Procure pela presença de materiais sólidos ou mesmo água, além de outras substâncias. Lembre-se, o diesel deve estar livre de qualquer resíduo.
A contaminação pode ocorrer por água, micropartículas ou combustível inadequado. Inclusive, aqueles que possuem tanque de armazenamento devem ter um cuidado redobrado, com limpeza e manutenção do reservatório.
Além de adquirir diesel com um fornecedor de qualidade, outra maneira de evitar a contaminação do produto é não deixar combustível parado nos tanques dos veículos e reservatórios.
Com a presença de enxofre e biodiesel, o diesel tende a perder as propriedades e passa a criar borra, o que contribuí para o entupimento de bicos e válvulas dos motores.
Boas práticas para preservar o diesel
Vantagens de adquirir diesel com um TRR
A Unipetro Regional Rio Preto, composta pelas empresas Rio Preto Petróleo, Gasodiesel Petróleo e Unipetro Minas, está há mais de 40 anos no mercado de combustíveis. Atuamos no fornecimento de Diesel aditivado S10 e S500, Arla 32 e tanque em regime de comodato.
Ao adquirir diesel ativado conosco, você garante:
Fale com nosso time de vendas e tire todas as dúvidas sobre como podemos ajudar seu negócio!